Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Parulidae
 Wetmore, Friedmann, Lincoln, Miller, Peters, van Rossem, Van Tyne & Zimmer, 1947
Espécie: M. flaveola

Nome Científico

Myiothlypis flaveola
Baird, 1865

Nome em Inglês

Flavescent Warbler


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Canário-do-mato

O canário-do-mato é uma ave passeriforme da família Parulidae. Também conhecido como pula-pula, pula-pula-amarelo.

Seu nome científico significa: do (grego) muia = mosca; e thlupis = pequeno pássaro não identificado. Em ornitologia thlipis significa rouxinol ou tentilhao; e do (latim) flaveolus, flavus amarelado, amarelo, da cor do ouro. ⇒ Pequeno pássaro amarelado.

Características

Canta muito alto, lembrando um Canario Belga, origem para um dos nomes comuns. O outro refere-se ao fato de quase não ficar parado. Responde a uma boa imitação de seu canto ou à gravação do mesmo. Aproxima-se para procurar a fonte emissora e chega a poucos centímetros, se a pessoa não se movimentar. É característico seu hábito de cantar com a cauda entreaberta e movimentá-la lateralmente para o lado inverso de onde está a cabeça. O amarelo intenso da plumagem (outra razão para o nome canário-do-mato e origem do nome da espécie – flaveolus = amarelado) chama a atenção, ainda mais com o contraste do oliváceo das costas. A listra superciliar amarela também é grande auxiliar na identificação, junto com as longas pernas amareladas ou alaranjadas. Bico negro, continuando-se com uma estreita listra escura que passa pelos olhos.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Muito ativa, vive aos casais procurando invertebrados entre as folhas caídas ou nas galhadas baixas. Segue as formigas de correição, capturando os invertebrados fugindo das pequenas predadoras.

Reprodução

Canta o ano inteiro, mas com maior frequência entre os meses de julho a dezembro, época de reprodução.

Hábitos

Ave comum na parte baixa e chão das matas ciliares, matas secas e cerradões. Aparece nos bandos mistos próximos ao solo, parecendo ser algo ocasional, ao contrário de muitas espécies de aves.

Distribuição Geográfica

Referências

Galeria de Fotos